Ferramenta de atendimento ao fiscalizado do TCE-PR por IA já está funcionando

Desde esta quinta-feira (26 de setembro), os entes fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná podem utilizar o Atendimento Virtual por Inteligência Artificial (Avia) para esclarecer dúvidas de forma rápida, objetiva, interativa e eficiente. A ferramenta foi lançada pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fernando Guimarães, em live que chegou a ter aproximadamente 730 participantes simultaneamente.

“É um orgulho termos desenvolvido essa ferramenta, que vai facilitar muito para que possamos dar o atendimento que vocês merecem por parte do Tribunal”, afirmou Guimarães, ao pedir aos fiscalizados que avaliem o desempenho do Avia e façam sugestões de melhoria, “com a visão de quem está do outro lado do balcão”. Ele anunciou que a ferramenta, incialmente restrita aos jurisdicionados, futuramente deverá ser aberta a todo cidadão, tornando-se mais um instrumento de estímulo ao controle social do gasto público.

O coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Djalma Riesemberg Junior, destacou que o Avia é provavelmente a primeira ferramenta de atendimento ao jurisdicionado por inteligência artificial implantado no Sistema Tribunal de Contas. “Ele estará disponível para consulta 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, inclusive no telefone celular”, exemplificou. Riesemberg agradeceu os jurisdicionados, de 20 municípios e órgãos estaduais, que contribuíram na fase de testes da ferramenta.

Base de conhecimento

Utilizando a tecnologia do ChatGPT, o Avia é um sistema de inteligência artificial generativa, que elabora as respostas extraindo informações de uma base de conhecimento formada por documentos do TCE-PR. Na data de lançamento, esse base era composta por 1.044 documentos, incluindo repostas já fornecidas por meio do Canal de Comunicação (Caco) – ferramenta eletrônica de diálogo institucional da Corte com seus jurisdicionados implantada em 2008 -; acórdãos de consultas, resoluções e prejulgados; manuais; reportagens; entre outros arquivos de texto. Esse conteúdo será permanentemente atualizado pelas unidades técnicas da Casa.

“É fundamental que as perguntas sejam formuladas de forma objetiva e clara”, alertou o coordenador de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social, Ricardo Alpendre, ao fazer uma demonstração do uso da ferramenta. Ele informou que a unidade acompanhará o funcionamento do Avia e que, se a resposta não for satisfatória, o usuário poderá fazer uma demanda, que será avaliada e respondia por servidores da unidade técnica do Tribunal responsável pelo assunto em questão.

O Avia é acessado por ícone disponível na página inicial do portal do TCE-PR na internet, com os mesmos login e senha que o ente fiscalizado utiliza para ingressar no Caco. Essa ferramenta tradicional continuará sendo utilizada, principalmente em questões ligadas a ações de fiscalização, prestações de contas e outros processos em trâmite no Tribunal. O uso da inteligência artificial contribuirá para atender com mais agilidade o grande número de demandas, que chegou a 9.700 no ano de 2022.

Salto Tecnológico

A exemplo do Caco, criado em 2008, o Avia foi desenvolvido internamente, por equipes da Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), com a colaboração de outros setores do Tribunal.

O trabalho de criação do Avia foi iniciado em 2023, poucos meses após o lançamento mundial do ChatGPT, pela empresa OpenAI. O Avia é mais uma entrega do Programa Salto Tecnológico, formado por um conjunto de iniciativas que buscam dotar o Tribunal das melhores soluções na área. Outra entrega do programa foi a implantação de um novo data center, para ampliar a segurança das informações produzidas e custodiadas pelo TCE-PR.

Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR


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